O consumismo do início aos dias atuais Referência |
Tudo se deu início a partir da Revolução Industrial, uma transição que pode ser classificada em três períodos. Tal revolução teve origem na Inglaterra, devido à fonte de matéria-prima e principalmente a sua economia liberal na época, pois assim o estado não intervia diretamente no comércio diminuindo os juros para 5% ao ano, em quanto em outros países era 25, 30%.
Sendo assim o trabalho deixa de ser manufatureiro, as famílias camponesas e os artesãos que possuíam especializações têxteis perderam espaço no comércio, como disputariam com indústrias maquinufatureiras, que produziam em massa e as suas mercadorias eram muito mais acessíveis.
Os camponeses foram substituídos por novas invenções (arado, ceifeira, ancinho), juntamente ocorreram os cercamentos dos campos.
Devido a esses fatos os trabalhadores “expulsos “ das terras vão para as cidades, sem nenhuma qualificação em busca de emprego.
Com essa mudança radical acontecendo as fábricas passam a ter uma grande concentração de trabalhadores com um salário miserável. A Burguesia industrial passava a ter ideias consumistas, se preocupava com maiores lucros, menores custos e uma produção em massa.
Devido ao surgimento de novos produtos, a redução dos custos na produção e as inúmeras inovações na época, em todas as áreas como no transporte, na indústria têxtil e nas mobílias, originou-se a necessidade de consumo, a economia progredia rapidamente, as indústrias tornavam-se cada vez mais tecnológicas visando um consumo acelerado, então surgia o capitalismo.
Os trabalhadores não estavam mais suportando suas condições de trabalho nas fábricas, então surgiram alguns grupos de oposição, como os luditas que destruíram as máquinas das indústrias como uma forma de protesto, pois pensava que os equipamentos eram culpados por seu desemprego, também os cartistas, um movimento político britânico que tinham como propósito reivindicar seus direitos de cidadão.
Ao passar do tempo depois de muita contestação e rebeliões, os trabalhadores começaram a ter um salário “digno”, consequentemente surgiu a sociedade de consumo (consumismo) que reflete nos dias atuais. Uma compra compulsiva, em que a maioria é influenciada pela mídia, principalmente as crianças, que além de serem facilmente induzidas, também influenciam seus pais.
Essa compra excessiva acontece devido à publicidade e todas as estratégias de venda das empresas, com produtos inovadores, assim as pessoas não se contentam com o que tem, pois se alguém possui algo novo faz com que o outro também compre sem nenhuma necessidade, apenas pelo poder de ter, e toda essa tecnologia acomoda a população deixando-a cada vez mais sedentária.
Mas é claro que nem toda população foi afetada, ainda existe o consumidor (consumo) que compra somente o que necessita para sobreviver, não vê necessidade de comprar produtos supérfluos, e não se preocupa tanto com bens materiais, seja eles o mais belo, à mais alta tecnologia.
Esse consumo exagerado, recebe muitas criticas negativas, pois as pessoas acumulam muitos bens, elas estão cada vez mais submissas ao materialismo, e não só isso. O consumismo também pode vir a provocar uma grave perturbação psíquica, chamada de Oneomania, que é essa compra compulsiva.
Mas não é somente as pessoas que saem afetadas com isso. A natureza está cada vez mais desmatada, devido a alta exploração de matéria prima, e não é só isso que a prejudica, pois a produção de lixo passa a ter um grande aumento, e isso trará apenas prejuízo pera nós mesmos.
Complete sua pesquisa:
Referências(Sites): Mundoeducacao, Suapesquisa, Suapesquisa, Wikipedia, Wikipedia, Wikipedia, Psicosmica, Feministezine, Youtube, Youtube, Youtube.
Veja também estas vídeo-aulas: Consumismo
Revolução Industrial
Reflita seu modo de viver atualmente com esta música: Resposta ao Funk Ostentação
Nenhum comentário:
Postar um comentário