quarta-feira, 10 de junho de 2015

Comunidades Quilombolas

      Os surgimentos das comunidades quilombolas estão diretamente relacionados com o período da escravidão no país. Os quilombos começaram a se formar, devido aos maus tratos e péssimas condições em que estes viviam, não queriam mais ser dominados e como forma de se rebelar e ter a liberdade, eles fugiam e se isolavam do resto da população, em um lugar de difícil acesso o que dificultava a possível recaptura.  
      Mas essas comunidades não eram absolutamente formadas por um tipo de população e com vida isolada, também havia índios e fugitivos da justiça vivendo lá. A sua formação aconteceu devido a diferentes processos como heranças, doações, recebimentos de terras do Estado como forma pagamentos de serviços prestados.
      Atualmente essas comunidades negras são habitadas por descendentes de africanos que residem em áreas rurais, e que vivem da agricultura de subsistência em terras compradas, doadas ou ocupadas há bastante tempo. Eles se distinguem do resto da população devido à identidade étnica que os seus antepassados trouxeram e passaram para eles.
       Não se sabe ao certo quantas comunidades quilombolas tem no Brasil nos dias de hoje, estima–se que se tenha pelo menos três mil. Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Pará são os estados brasileiros que mais possuem essas comunidades.   
      O quilombo mais conhecido no Brasil é o Quilombo Dos Palmares, que surgiu na Serra da Barriga, que abrange parte de Alagoas e Pernambuco. Uniu vários quilombos, com um número vasto de habitantes, alguns autores falam em 20 mil. No governo existia o conselho, formado por pelos chefes de cada quilombo, e um rei guerreiro.
     Os primeiros acampamentos ocorreram por volta de 1629, o contingente aumentou devido às lutas entre luso-brasileiros e holandeses, que vez as fugas de escravos se tornassem constantes.
   O primeiro rei que se teve foi Ganga-Zumba, mas devido a uma negociação com autoridades coloniais, foi assassinado em 1678, fazendo com que Zumbi vire o novo rei, mas ele acabou sendo assassinado em 1695.
     Após muitas tentativas de acabar com o Quilombo de Palmares, iniciou-se uma campanha que tinha á frente o bandeirante Domingos Jorge Velho, em 1694, que levou ao fim do quilombo. Porém nos anos seguintes ainda havia pequenos povoados de escravos fugitivos.
      Há um grande prestígio em relação a Zumbi, tido como símbolo de resistência, ele foi morto em 20 de novembro, e nesta mesma data se comemora o Dia da Consciência Negra. 
   A legislação brasileira nos dias atuais reconhece que o conceito de comunidade quilombola, vem do grupo que se define como tal. Teve-se uma luta árdua para que as comunidades deixassem o Estado definir quais comunidades fossem quilombolas ou não. A um reconhecimento legal que dá o direito aos remanescentes de comunidades quilombolas de se tornaram proprietários definitivos da terra em que residem.


 Quilombo dos Palmares  



Complete sua pesquisa:

Referências(Sites): CpispAncestralidadeafricanamdsbasilio, Yahoo, Suapesquisa, Dicio, Brasilescola, HistoriaBrasileira, Youtube.

Assista também esta vídeo-aula: Comunidades Quilombolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário