sábado, 6 de junho de 2015

A Revolução Francesa como fonte de inspiração

     Prezado leitor, neste trecho abordaremos o tema Revolução Francesa, aprecie-o.
    O principal motivo do surgimento da Revolução Francesa, foi quando a população da França vivia em um estado de miséria no século XVIII. O objetivo fundamental da revolução era acabar com a monarquia e com a desigualdade, ou seja romper de vez com o antigo regime europeu. Esse movimento contou com a participação da burguesia, os cidadãos comuns e os camponeses, cada grupo com seus interesses particulares distintos, mas todos com a intenção de uma conspiração e o mesmo lema: Liberdade, Igualdade e Fraternidade, sendo a burguesia quem controlava todo o processo. A população da França em 1789, era a maior do mundo sendo divida em três estados, Primeiro (Clero), Segundo (nobreza), e o Terceiro (todos os demais) constituído por cerca de 97% da população.
       A França passara por uma grande crise na economia devido aos acordos mal sucedidos principalmente com a Inglaterra-Tratado de Eden-Rayneval, a falência da manufatura e a indústria têxtil, o período de guerras como a Guerra da sucessão espanhola 1702-1714,a Guerra dos 7 anos 1756-1763 e a Guerra de Independência dos EUA 1775-1783(mesmo a França obtendo a vitória nesta guerra, não justifica todo o empenho e gastos dos franceses), todas essas três e muitas outras batalhas não resultam uma retribuição financeira direta.
       A corte francesa era muito desperdiçadora e extravagante. Todas as festas, riquezas e ostentações eram idealizadas intensamente, podemos notar pelo vestuário de Maria Antonieta, conhecida como madame déficit devido a seus gastos. O transtorno no setor econômico influenciou a crise social refletindo diretamente na vida dos camponeses e burgueses que foram obrigados a pagar impostos, desse modo foi instituída a Sociedade aristocrática de privilégios(veja na imagem ao a baixo), onde o clero e a nobreza eram sustentados pelo terceiro estado.
     Como a França teve um enorme aumento populacional na época, a quantidade de alimentos produzidos era insuficiente, assim a fome dissipa os franceses. A extraordinária crise socioeconômica ocasiona uma crise política, fazendo com que a corte fosse contestada, principalmente o rei Luís XVI que sofria grande pressão.  
O terceiro estado está carregando o primeiro
e o segundo estado nas costas.
Referência 
          A situação se declinava cada vez mais, o povo insatisfeito, passou a ser fortemente influenciado pelas ideias iluministas.
          A revolução promove o Liberalismo, influenciado pelas concepções de John Locke (filósofo inglês), os ideais liberais meu caro leitor são primordiais na influência de nossas vidas atualmente, foi no liberalismo que surgiu a ideia do sucesso e fracasso tão marcados em nosso cotidiano, onde cada pessoa é concebida pelo seu desempenho, esforço e dedicação.  
       A Revolução foi marcada por vários acontecimentos como: a queda da bastilha, a divisão da política francesa entre girondinos e jacobinos, o período sangrento conhecido como Jacobino que fora o momento de maiores conquistas sociais, dando origem enfim a monarquia constitucional, que instituiu posteriormente a declaração universal dos direitos do homem.
          Todas estas ocorrências, influenciaram no fim da idade moderna(1453-1789) e o inicio da idade contemporânea(1789-?) que vivemos até os dias atuais. Estes levantes também inspiraram as novas formas de organizar a vida econômica com o surgimento do capitalismo.
    São inúmeras as influências da Revolução Francesa nos dias atuais, pensamentos filosóficos, liberdade respeito dos direitos humanos, independências/conjurações, sociedades democráticas, modos de vestir, bandeiras de nações europeias, organizações técnico/científicas e vocabulários.
        Com o capitalismo em ascensão todos os obstáculos políticos existentes contra a classe menos favorecida são cessados, juntamente com as transformações econômicas provocadas pela revolução industrial. Todas essas transformações vinham sendo desenvolvidas desde o século XVII pelas ideias iluministas, segundo suas concepções todos os homens poderiam exercem o poder para isso foram instituídas as Repúblicas.
        Todas Essas ideologias iluministas influenciaram a Independência dos EUA, e depois a revolta dos franceses(1789-1799). Os escravos no Haiti se viam então inspirados e capazes de conquistar sua liberdade. No Brasil a conjuração baiana-1798, e a inconfidência mineira-1789 também foram intensamente influenciadas pelos ocorridos na Revolução.
       "A nações que começaram a ganhar destaque econômico durante o século XIX, sofreram influências francesas em suas bandeiras tricolores" - afirma o historiador Eric. J. Hobsbawm.
        O intelecto e a linguagem do país, foi evoluindo a partir de uma educação universal, causando a ideia de recrutamento de todas as classes sociais para o exército , que também foi mais uma das influências da Revolução Francesa.
      Podemos notar que praticamente todas nossas concepções de julgar o mundo atualmente, foram influenciadas há mais de dois séculos. Percebemos que essa ideia de questionamento, se tal acontecimento é verídico ou não, e que apenas por meio de argumentos, da razão a realidade seria encontrada, foi instituído naquela época. Então notamos que a Revolução Francesa foi um gigantesco marco na história mundial.   


Complete sua pesquisa:
  Referências(Sites):InfoEscola, WikipediaBrasilEscolaPluricomAlgoSobrePublishNews, Infoescola, Brasilescola, escola, historiadobrasilsohhistoria, Wikipedia, Youtube.

Veja também esta vídeo-aula: Revolução Francesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário